Luanda - O Plenário do Tribunal Constitucional (TC) admitiu o recurso interposto pela defesa do antigo director do extinto Gabinete de Revitalização e Execução da Comunicação Institucional e Marketing da Administração (GRECIMA), Manuel Rabelais, no âmbito do processo n.º 1425-A/2025, revertendo um despacho anterior de indeferimento proferido por juízes do mesmo tribunal.
Fonte: Club-k.net
A decisão agora tomada pelo Plenário tem efeitos imediatos na situação jurídica do arguido, uma vez que suspende a execução da pena de sete anos de prisão aplicada pelo Tribunal Supremo (TS). Caso o recurso tivesse sido rejeitado, Manuel Rabelais seria conduzido à cadeia para o cumprimento efectivo da pena.
No despacho datado de 9 de Fevereiro de 2026, a juíza conselheira Maria de Fátima de Lima d’A. B. da Silva determinou a notificação da recorrente para, no prazo de dez dias, apresentar alegações no âmbito do recurso para uniformização de jurisprudência, ao abrigo do artigo 46.º da Lei n.º 3/08, de 17 de Junho (Lei do Processo Constitucional).
O Plenário sublinha que o recurso tem um âmbito “estritamente delimitado”, devendo a defesa circunscrever-se aos factos relevantes para a fundamentação do pedido, nos termos do artigo 763.º do Código de Processo Civil, e explicitar de forma precisa a alegada oposição de jurisprudência. As alegações deverão ainda obedecer aos requisitos formais previstos no artigo 690.º do mesmo diploma, aplicável por remissão da Lei do Processo Constitucional, sendo obrigatória a apresentação de conclusões claras, objectivas e concisas.
Recorde-se que, num recurso anterior, os juízes haviam entendido que a defesa não indicou de forma suficientemente fundamentada os princípios constitucionais alegadamente violados pelo Tribunal Constitucional, razão pela qual o pedido foi indeferido.
Dobrodošli na platformu „Globalni medijski internet pregledač“sedmasila.com
Platforma Sedma Sila je velika online baza newspaper medija iz celog
sveta sa tendecijom konstantnog rasta. Projekat je pokrenut u Srbiji
2016 godine od strane nekolicine kreativnih i ambicioznih ljudi.
Platforma je na web-u dostupna za sve korisnike internet mreže od
Septembra 2020 godine. Stalno radimo na razvoju i i unapređenju
jedinstvenog univerzalnog modula koji će biti zajednički za sve online
newspaper medije. Trenutno na World Wide Web ne postoji javno dostupna
kompletna baza svih medija, uređena tako da korisnicima pruži
jednostavan izbor i brz pristup. Vezano za medije, Google, Facebook i
ostali pretraživaći nude drugačiji concep baze u odnosu na Sedma Sila.
Stalno radimo na poboljšanju funkcionalnosti i dizajniranju platforme.
Naša Misija je da medijske informacije dostupne na Webu, prikupimo,
kategorijski uredimo i prezentujemo korinicima kroz „Novi Internet
Concept“.
Nismo zadovoljni onim što smo uradili. To nas pokreće da nastavimo sa
usavršavanjem projekta.