Makuta Nkondo e o mercado da sobrevivência política - Denílson Duro
Luanda - A política angolana, como sempre, continua a dar-nos espetáculos dignos de novela mexicana. Makuta Nkondo, o eterno andarilho dos partidos, decidiu, mais uma vez, arrumar a trouxa e sair pela porta dos fundos. Menos de três meses depois de se declarar seguidor do “mano Abel”, o veterano político já anuncia a sua saída, acusando os partidos da oposição de não serem sérios. Cá para nós: como se a seriedade fosse um artigo ainda disponível neste mercado paralelo da política.
Fonte: Portal Diamante de Angola
No fundo, a cena é simples: Nkondo não troca de partido, troca de oportunidade. Ele não adere a projectos políticos, adere a garantias de sobrevivência. O que ontem parecia ser “a salvação de Angola”, hoje já é “coisa sem futuro”. E amanhã? Bem, amanhã sempre haverá uma nova sigla para acolher a sua coerência nómada.
O curioso é que, se a economia angolana fosse tão liberalizada quanto a política chinesa, talvez os cidadãos pudessem brincar de empreendedores, enquanto a política ficaria apenas para os verdadeiros interessados – ou melhor, para os verdadeiros “donos do poder”. Mas como não é o caso, a política transformou-se num mercado negro de prestígio e sobrevivência, onde os veteranos fazem da sigla um prato de sopa.
Makuta Nkondo é apenas o exemplo mais explícito de um vício generalizado: políticos que tratam partidos como se fossem táxis de praça, sempre disponíveis para a próxima corrida rumo ao umbigo. Afinal, em Angola, a fidelidade partidária é tão rara quanto a estabilidade da nossa moeda.
E nós, os eleitores, assistimos de camarote, com o bilhete já pago em kwanzas desvalorizados, a este espetáculo tragicómico. No fim, só resta aplaudir com sarcasmo: bravo, Nkondo, mais uma vez conseguiu provar que, no xadrez político angolano, há peças que não jogam para ganhar… jogam apenas para não morrer de fome.
Dobrodošli na platformu „Globalni medijski internet pregledač“sedmasila.com
Platforma Sedma Sila je velika online baza newspaper medija iz celog
sveta sa tendecijom konstantnog rasta. Projekat je pokrenut u Srbiji
2016 godine od strane nekolicine kreativnih i ambicioznih ljudi.
Platforma je na web-u dostupna za sve korisnike internet mreže od
Septembra 2020 godine. Stalno radimo na razvoju i i unapređenju
jedinstvenog univerzalnog modula koji će biti zajednički za sve online
newspaper medije. Trenutno na World Wide Web ne postoji javno dostupna
kompletna baza svih medija, uređena tako da korisnicima pruži
jednostavan izbor i brz pristup. Vezano za medije, Google, Facebook i
ostali pretraživaći nude drugačiji concep baze u odnosu na Sedma Sila.
Stalno radimo na poboljšanju funkcionalnosti i dizajniranju platforme.
Naša Misija je da medijske informacije dostupne na Webu, prikupimo,
kategorijski uredimo i prezentujemo korinicima kroz „Novi Internet
Concept“.
Nismo zadovoljni onim što smo uradili. To nas pokreće da nastavimo sa
usavršavanjem projekta.