FPU manifesta solidariedade com taxistas e apela ao diálogo diante das convulsões sociais
Luanda – A Frente Patriótica Unida (FPU), constituída pelos partidos UNITA e Bloco Democrático, pronunciou-se esta quarta-feira sobre as recentes convulsões sociais registadas nas províncias de Luanda, Icolo e Bengo, Huambo e Benguela, na sequência da greve convocada por associações de taxistas contra a subida do preço do gasóleo e a profissionalização do serviço de táxi.
Fonte: Club-k.net
Num comunicado conjunto, os dois partidos afirmam acompanhar “com atenção e grande preocupação” os acontecimentos que começaram no dia 28 de Julho em Luanda e Icolo e Bengo, alastrando-se no dia seguinte ao Huambo e a Benguela. A FPU expressou solidariedade com os taxistas e com “todas as camadas da sociedade” afetadas pela crise económica e social que o país atravessa, imputando responsabilidades às “políticas públicas desajustadas, má governação e falta de sensibilidade humana do Executivo”.
Apesar da solidariedade, a UNITA e o Bloco Democrático condenaram de forma veemente os actos de destruição de bens públicos e privados ocorridos durante os protestos. Os líderes das duas formações políticas frisaram que “a violência, em nenhuma circunstância, constitui o melhor caminho para a resolução de conflitos sociais e económicos” e alertaram que tais práticas apenas agravam o sofrimento do povo e fragilizam os serviços essenciais.
O comunicado apela à calma e ao discernimento, sobretudo da juventude, instando os cidadãos a não se deixarem instrumentalizar por práticas que comprometam o seu futuro. A FPU apelou ainda ao Executivo para que abandone a “postura arrogante e repressiva” e adopte uma cultura de diálogo e concertação social.
“A Nação constrói-se dialogando com todos os parceiros sociais”, lê-se no documento, que defende a inclusão de universidades, sociedade civil, igrejas, partidos políticos, associações profissionais, instituições tradicionais e organizações juvenis e femininas na procura de soluções sustentáveis para a crise nacional.
Por fim, a UNITA e o Bloco Democrático lamentaram as vítimas mortais, incluindo civis e um oficial da Polícia Nacional, e manifestaram solidariedade com as famílias enlutadas, pedindo a Deus que lhes conceda consolo.
O comunicado é assinado pelos presidentes dos dois partidos, reafirmando o seu compromisso com a paz, a liberdade, a dignidade dos cidadãos e a construção de uma Angola mais justa, democrática e desenvolvida.
Dobrodošli na platformu „Globalni medijski internet pregledač“sedmasila.com
Platforma Sedma Sila je velika online baza newspaper medija iz celog
sveta sa tendecijom konstantnog rasta. Projekat je pokrenut u Srbiji
2016 godine od strane nekolicine kreativnih i ambicioznih ljudi.
Platforma je na web-u dostupna za sve korisnike internet mreže od
Septembra 2020 godine. Stalno radimo na razvoju i i unapređenju
jedinstvenog univerzalnog modula koji će biti zajednički za sve online
newspaper medije. Trenutno na World Wide Web ne postoji javno dostupna
kompletna baza svih medija, uređena tako da korisnicima pruži
jednostavan izbor i brz pristup. Vezano za medije, Google, Facebook i
ostali pretraživaći nude drugačiji concep baze u odnosu na Sedma Sila.
Stalno radimo na poboljšanju funkcionalnosti i dizajniranju platforme.
Naša Misija je da medijske informacije dostupne na Webu, prikupimo,
kategorijski uredimo i prezentujemo korinicima kroz „Novi Internet
Concept“.
Nismo zadovoljni onim što smo uradili. To nas pokreće da nastavimo sa
usavršavanjem projekta.